
Sílica Cristalina
Toxicologia Mecanística
Comunicação de risco - Sílica cristalina
RISCO:
A sílica é um mineral presente em elevadas concentrações à superfície terrestre. As formas
cristalina de sílica podem ser encontradas principalmente em minerais como o quartzo, tridimite
e cristalobite.
A exposição à sílica pode provocar um grande número de doenças, desde doenças pulmonares, tais como a silicose e cancro do pulmão, até doenças extrapulmonares, incluindo doenças renais, cardiovasculares, e infeções (ver página TOXICIDADE).
COMO SE EXPÕE:
A exposição à sílica pode ocorrer em locais onde ocorre fraturação de rochas, formando-se partículas de sílica muito pequenas que são inaladas e chegam aos pulmões onde vão provocar as variadas doenças.
As profissões de risco incluem: construção civil, fabrico de jóias, agricultura, pedreiras, minérios, reparação automóvel, entre outras.
Eventualmente as crianças podem-se expor por contactarem com a sílica usada como agente secante (de embalagens de medicamentos por exemplo).
IMPLICAÇÕES SÓCIO-ECONÓMICAS:
Muitas das actividades que levam à exposição da sílica podem ser adaptadas e controladas de forma a evitar a sua toxicidade sem a necessidade de completa privação à mesma.
A necessidade da implementação dessas medidas advém da preocupação maioritária de contrair silicose sendo uma doença sem cura, que afecta a qualidade de vida e implica muitos gastos no serviço nacional de saúde.
PREVENÇÃO:
Poderá passar pelo uso de material de proteção como a máscara e luvas em trabalhadores
de risco, assim como a realização de exame periódicos como radiografias ao tórax.
Controlar os materiais com o qual uma criança contacta também poderá ser útil.





